Peixe Urbano

Peixe Urbano

Em breve um novo portal de conteudo vai ser lançado nesse dominio. Esse novo portal não tem nenhuma relação direta ou indireta com a antiga marca e site peixe urbano. Enquanto isso caso você tenha pesquisado pela marca antiga, você pode conferir o que ocorreu com o antigo peixe urbano abaixo.

História do domínio Peixe Urbano .com.br

O Peixe Urbano, empresa fundada no início da década passada e que foi pioneira no Brasil na oferta de cupons de desconto e compras coletivas pela internet, estava desde o início de 2021 com seu site fora do ar, após diversos problemas que envolveram a antiga empresa e afetaram negativamente seus parceiros e clientes.

História do Peixe Urbano

A empresa foi fundada em meados de 2010 pelo empresário Júlio Vasconcellos, o engenheiro de software Alex Tabor e o especialista em finanças Emerson Andrade. O trio foi inspirado pela empresa americana Groupon, que fazia sucesso ao ofertar cupons que davam ao cliente o direito de trocá-los por produtos ou serviços pagando preços abaixo do mercado. Para que a oferta pudesse ser oferecida era necessário que um número mínimo estabelecido de pessoas adquirisse o cupom. Dessa forma, o modelo de negócios garantia ao vendedor parceiro um alcance maior de clientes, enquanto os compradores dos cupons garantiam produtos ou serviços com preços atrativos. Ao longo de sua história, o Peixe Urbano se tornou referência no Brasil e na América Latina, sendo pioneiro em seu segmento nos locais onde atuou. Menos de um ano após o lançamento do site a empresa contava com mais de 5 milhões de clientes em mais de 56 cidades brasileiras, fato relevante em uma época em que a internet no Brasil não era tão acessível quanto atualmente. No mesmo período o Peixe Urbano já tinha um escritório no Rio de Janeiro (RJ), que tempos depois foi transferido para Florianópolis (SC), e contava com mais de 50 funcionários. Além disso, em maio de 2011, o apresentador e empresário Luciano Huck chegou a ser um dos sócios após adquirir 5% da empresa. Huck também foi o responsável por divulgar nas redes sociais, que surgiam naquela época, uma campanha que ofertava cupons no site do Peixe Urbano a um centavo. O sucesso da campanha foi imenso, a ponto de o site ter apresentado problemas, e por conta disso ela foi prorrogada por 48 horas, resultando em mais de 1 milhão de cupons vendidos. Porém, nos anos seguintes, o mercado de cupons desacelerou e metade dos clientes já não procuravam mais por este tipo de oferta, muito impactados também pela experiencia negativa que vivenciavam em alguns dos parceiros do Peixe Urbano. Por este motivo a empresa começou a filtrar os seus parceiros e tentou focar em melhorar a experiencia. Após o início da crise o Peixe Urbano expandiu suas operações para o Peru e Colômbia, e em busca de maior rentabilidade começou a focar na oferta de serviços, situação que chamou a atenção da big tech chinesa Baidu, maior concorrente do Google, que adquiriu a empresa nos anos seguintes. Já em 2017, foi a vez do fundo de capital mexicano Mountain Nazca ver uma oportunidade no Peixe Urbano e adquirir a empresa. O fundo é dono do Groupon no Brasil, site que foi o inspirador do modelo de negócios do Peixe Urbano lá no seu nascimento. No entanto, a pandemia de covid-19 nos anos seguintes prejudicou totalmente as operações e os parceiros da empresa, resultando na falência em 2021.

O que aconteceu com o Peixe Urbano site de Cupons? Porque Peixe Urbano Acabou?

A empresa Peixe Urbano encerrou suas atividades devido a uma dívida de pelo menos R$ 50 milhões e falta de recursos para pagar os servidores que mantinham o site. As unidades da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro foram fechadas, enquanto a sede em Florianópolis sofreu uma ação de despejo. Os funcionários foram demitidos sem receber salários atrasados e a empresa não entrou com pedido de recuperação judicial devido a falta de recursos. A Peixe Urbano deve a mais de 12 mil estabelecimentos e os problemas financeiros da empresa datam de 2019 devido a atrasos nos pagamentos a fornecedores e parceiros e a pandemia que afetou os setores dos cupons emitidos pela empresa.

O que é um site de compra coletiva?

Um site de compra coletiva é um tipo de plataforma online onde várias pessoas podem se unir para comprar um produto ou serviço a um preço mais baixo. Isso é possível porque a negociação se dá em grande escala, ou seja, com um grande número de compradores interessados, o vendedor tem a possibilidade de oferecer um desconto especial. A compra coletiva é uma forma de comercialização em que os usuários podem obter descontos significativos em produtos e serviços, desde que haja um número suficiente de pessoas interessadas na compra. Geralmente, esses sites oferecem uma variedade de opções, como viagens, produtos, serviços de beleza, entre outros.

O que podíamos encontrar nos sites de compras coletivas?

Nos sites de compra coletiva, era possível encontrar uma variedade de produtos e serviços, tais como: Viagens: pacotes turísticos, passagens aéreas, hotéis e resorts; Produtos de beleza: tratamentos de cabelo, spa, massagens, entre outros; Produtos para casa: eletrodomésticos, móveis, artigos de decoração; Produtos eletrônicos: celulares, tablets, computadores, eletrodomésticos; Produtos de moda: roupas, sapatos, bolsas e acessórios; Serviços: cursos, aulas de idiomas, consultorias, entre outros. Além disso, era possível encontrar ofertas de experiências, como ingressos para shows e eventos, passeios e atividades divertidas, aulas de culinária, entre outras. Os sites de compra coletiva ofereciam descontos significativos em relação aos preços praticados pelo mercado tradicional.